A DECO é a Associação que dá voz aos consumidores em Portugal, os defende e representa.
O seu percurso é bem conhecido e passa por décadas de ações e lutas, tanto pelo respeito como pelo reconhecimento dos direitos e legítimos interesses dos consumidores. Passados mais de 45 anos, continuam a trabalhar com a mesma dedicação para informar, formar e apoiar os consumidores, numa perspetiva de diálogo e proximidade.
Desenvolveram esforços no sentido de assegurar a qualidade e segurança dos produtos e serviços, a necessária proteção dos interesses económicos, em diferentes setores e, naturalmente, os novos desafios da atualidade: o consumo sustentável, a economia circular, os desafios energéticos, as alterações climáticas ou o desperdício alimentar.
Em todo este tempo, foram muitas as barreiras que ultrapassaram: fizeram os primeiros estudos sobre a qualidade da água para consumo humano, assim como denunciaram a falta de segurança de parques aquáticos e lares de idosos. Foram também quem exigiu a faturação detalhada das telecomunicações e o barramento dos serviços de valor acrescentado. Promoveram o primeiro boicote contra as taxas de uso do cartão multibanco. Lançaram as primeiras campanhas sobre segurança alimentar, com a crise das “vacas loucas” e apelaram a uma maior responsabilidade da publicidade e do marketing dirigidos às crianças, no sentido da promoção de uma alimentação saudável. Para quem se lembra, protestaram contra o aumento do preço dos combustíveis através de um boicote nacional.
Ao longo dos anos, a DECO tem sido pioneira no recurso à via judicial para uma legítima representação de todos os consumidores, intentando várias ações que visaram salvaguardar os direitos dos lesados. Foram promovidas várias ações judiciais contra empresas de telecomunicações, entidades bancárias, transportadoras aéreas e prestadores de serviços públicos essenciais. Igualmente contra empresas que recorriam a vendas agressivas, designadamente empresas de timeshare e cartões de férias e de leasing.
De momento a DECO na zona de Lisboa e Porto está a recrutar para as seguintes funções;
- Técnico na Área de Energia (M/F);
- Técnico Superior na Área de Energia (M/F);
- Técnico Superior área da Educação e Formação (M/F).
Se tem interesse em alguma das funções, tem a opção de aceder aqui para consultar mais informações e onde poderá enviar a sua candidatura.