Águas do Porto - Recrutamento em várias áreas


A Águas do Porto é uma entidade empresarial local de âmbito municipal dotada de autonomia estatutária, administrativa e financeira, constituída em outubro de 2006, cujo capital social é detido, na sua totalidade, pela Câmara Municipal do Porto.

O seu objeto social corresponde à gestão integrada e sustentável de todo o ciclo urbano da água no Município do Porto.

É uma das maiores empresas portuguesas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, servindo 157 949 clientes e um equivalente populacional de 500 000 habitantes. Todos os dias são fornecidos, em média, 49 450 m3 de água aos portuenses.

O controlo analítico da qualidade da água é assegurado pelo Laboratório de Análises da empresa, que se encontra acreditado pelo Instituto Português de Acreditação de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025. São realizadas 25 063 análises por ano à água distribuída, das quais 18 747 na rede pública e 6 320 na rede predial, assegurando o cumprimento dos exigentes padrões de qualidade impostos pela legislação europeia e portuguesa. O indicador “Água Segura” situa-se em 99,63%.

No que respeita ao saneamento, a Águas do Porto recolhe diariamente 57 754 m3 de águas residuais, que são conduzidas para duas ETAR (Freixo e Sobreiras) com tratamento terciário. A fiscalização realizada aos afluentes e efluentes das estações de tratamento incide em 424 amostras, num total de 1897 ensaios: 1689 parâmetros físico-químicos e 208 parâmetros bacteriológicos. O cumprimento dos valores paramétricos legais é de 100%.

A empresa é também responsável pela drenagem de águas pluviais, pela gestão de 66 km de linhas de água, pela gestão das águas balneares e da frente marítima da cidade e pela promoção da sustentabilidade e da educação ambiental através do Pavilhão da Água.


Para consultar todas as vagas disponíveis clique aqui.